NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

1- dEsEnrEdoS (ISSN 2175-3903, Qualis B) é uma revista eletrônica de periodicidade trimestral fundada em Teresina-PI, em julho de 2009, em substituição à revista impressa Amálgama, da qual circularam 5 edições entre os anos de 2002 e 2004. Editada por Adriano Lobão Aragão e José Wanderson Lima Torres, dEsEnrEdoS tem como missão estimular a criação artística e promover o debate de temas vinculados, direta ou indiretamente, à Literatura. Sendo assim, dEsEnrEdoS não se propõe a ser uma revista literária stricto sensu, mas um espaço que, tomando a literatura como epicentro das Humanidades, esteja atento aos movimentos da Cultura. Serão bem-vindos, portanto, textos que abordando a linguagem, o cinema, a música, as artes plásticas, a filosofia, a religião, a antropologia, a pedagogia, a psicologia, a história etc ajudem a expandir a compreensão do fenômeno literário.

2- dEsEnrEdoS recebe colaborações em forma de contos, crônicas, traduções de textos literários ou ensaísticos, fotografias, charges, cartuns, entrevistas, ensaios, resenhas e artigos científicos. Caso se trate de colaboração já veiculada em outro(s) meio(s), o(s) autor(es) deve(m) avisar no ato da submissão, a fim de que o Conselho Editorial delibere se é viável ou não a republicação. 

2.1- Uma tendência corrente no meio acadêmico, acentuada com a expansão das revistas acadêmicas no espaço virtual, faz com que mais e mais se borrem as fronteiras entre o ensaio e o artigo acadêmico. Para todos os efeitos, os Editores e os Conselheiros da revista dEsEnrEdoS, apoiados em bibliografia especializada, consideram como traços distintivos do gênero ensaio: 1) a presença de uma liberdade crítica que o artigo, mercê de seu compromisso com a cientificidade, não goza; 2) focalização no subjetivo e no biográfico, em contraposição à impessoalidade do artigo; 3) abertura a experimentações estruturais e formais de variada natureza (hibridização com outros gêneros, inventividade vocabular, final inconclusivo, etc); 4) o ensaio não pressupõe uma pesquisa empírica que o fundamente, ao contrário do artigo, que geralmente divulga os resultados de uma pesquisa científica; 5) por ser um gênero mais subjetivo e experimental, em comparação com o artigo, o ensaio não possui limites de página, não exige uma localização detalhada de suas remissões (a simples nomeação do autor já basta, sem que se seja obrigado a citar obra, ano de publicação etc) nem requer necessariamente bibliografia ao final. Na prática, estes critérios nem sempre funcionam: há textos que se colocam tão exatamente numa zona fronteiriça que exige do Conselho Editorial um exame classificatório mais rigoroso.

2.2- A seção intitulada “Prosa” publicará tanto textos de caráter ficcional (conto, crônica literária, fábulas, parábolas etc) quanto textos de caráter mais informativo, mais leves e breves, que não satisfaçam plenamente os critérios do ensaio e do artigo acadêmico.

3- Os interessados em colaborar com dEsEnrEdoS devem encaminhar o trabalho digitado em  Microsoft Word, em fonte Arial, tamanho 12, digitado em espaço 1,5, em folha A4 (210mm X 297 mm), com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, alinhamento justificado e numeração arábica das páginas na parte superior direita. Esta regra só não é válida para o caso de poemas.

4- Cada autor deve colocar, no fim do texto, um breve informe biográfico, de no máximo três linhas. A divulgação do e-mail é opcional.

5- Só serão aceitos ensaios, resenhas e artigos científicos com, no máximo, três autores.

6- As Referências dos artigos científicos devem seguir a NBR6023  da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, bem como conter resumo em português e numa língua estrangeira moderna, seguido de aproximadamente cinco palavras-chave.

7- As imagens devem ser enviadas em anexo em formato digital (".jpg?953" ou ".gif?953"). Deve-se indicar no texto o local onde elas aparecerão. Os autores devem enviar também, junto com seus trabalhos, a autorização para a utilização de fotografias, fotomontagens, ilustrações, quadros, etc, quando estes não forem de domínio público.

8- Qualquer informação, opinião, posicionamento ideológico nos textos é de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos Editores e do Conselho Editorial.

9- A revisão gramatical e de normatização técnica é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

10- Ao enviar o material para a avaliação, implicitamente, compreende-se que se esteja autorizando sua publicação.

11- Cada trabalho será avaliado por dois membros do Conselho Editorial. Ocorrendo discordância de avaliação entre os dois conselheiros, um terceiro avaliador irá desempatar a questão.

12- Os trabalhos deverão ser enviados aos Editores responsáveis por dEsEnrEdoS através dos seguintes endereços eletrônicos: lobaoaragao@gmail.com ou wandersontorres@hotmail.com

 

Os Editores



 
dEsEnrEdoS está indexada em:

  Site Map